segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Carta de agradecimento - Eleições 2012


Caros amigos curitibanos,

Finda a eleição desejo agradecer aos eleitores que me escolheram. Agradecer muito mais aqueles que foram além do seu voto obrigatório e secreto me apoiando abertamente. Isso resultou em 2.119 honrosos votos. Fiz a campanha que poderia fazer, me doando à cidade falando diretamente ao eleitor no corpo a corpo. Não fiz negócio de investimentos para colher dividendos adiante. Meus custos diretos foram de aproximadamente R$ 25.000,00, que somados aos itens doados pela coligação (rádio e TV), tudo poderá chegar a R$ 30.000,00. Com uma campanha assim modesta por princípios, não tive caminhão de som para convencer eleitores com “jingles” e poluição sonora. Não aluguei e pintei muros evitando a poluição visual. Não fiz estéreis bandeiras. Não atirei santinhos nas ruas. Não o fiz em razão de que todas essas são formas de captar o que chamo “voto imbecil”. Como pode alguém votar em muro ou bandeira? Também não contratei equipes de panfletagem. Fui atrás da quebra de malévolos paradigmas democráticos, como os da propaganda pela propaganda e da compra de votos pela servidão do eleitor aos currais eleitorais dos bairros e seus caciques já vereadores e sistematicamente reeleitos. Em outras palavras, pensei que poderia aglutinar em torno de meu nome, da minha história e de minhas competências, uma força do bem constituída por pessoas e grupos de afinidades. Aglutinar também entidades com visão social que buscassem qualificar a Câmara de Vereadores pró Curitiba. Encontrei pouco disso. Assim meu êxito foi muito parcial e como tal insuficiente. Creio que errei em pontos os quais só o tempo me elucidará. 

Quanto à Câmara de Vereadores, infelizmente aquela casa de leis, que transformaram em casa de ilícitos, mesmo após os escândalos publicados e que representam apenas a ponta do iceberg, se renovou apenas em 50%. A metade foi reconduzida, eternizando dentre eles mandatários que lá estarão por mais de 30 anos. Vendo a relação de eleitos, data vênia, a nova composição é piorada na média, em que se salva não mais que meia dúzia de próceres. Causa-me horror.   

Enfim, saio do processo com dores nas costas de tanto ajuntar cavaletes derrubados ou destruídos e de recolhê-los diariamente. Na alma, dói-me o fato da não eleição, pois, seria hipócrita não reconhecer isso. Mas, o que mais me faz lamentar é ver que nossa querida Curitiba continuará refém de um parlamento municipal medíocre, senão venal, na maioria. Não creio que possa no futuro me candidatar novamente. Mas, serei sempre um cidadão político, pela qualificação do meu voto pessoal e dando apoio aos bons candidatos, fazendo assim minha parte por uma sociedade melhor e mais justa. 

Agora, para prefeito é Gustavo Fruet 12.

Grato.

08/10/2012.

Rubens Hering - 43000  


 

4 comentários:

  1. Solidarizo-me com vc. Mas o povo, como dizia Herodes, "Gosta de pão e circo", é o quanto basta à párea de eleitores imbecis. É difícil equacionar qualidade, competência, integridade, probidade, etc., numa cultura política de compra de votos. O brasileiro em geral ainda não aprendeu o significado cívico do voto, não sabe aquilatar a importância do sufrágio, infelizmente e aí a nossa amada câmara, assembléias, congresso e por aí afora, estão medradas de meros coadjuvantes de cabrestos políticos. Mas vc fez a sua parte, mostrou e demonstrou, viveu e deu exemplo daquilo que o Brasil precisa, e não aquilo que o Brasil quer!

    Parabéns pela sua excelente campanha! Quem sabe vc consiga junto ao Fruet que vai ganhar, uma posição de honra junto ao staff do passo municipal.

    Abçs. Nelti.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Percebo um traço de cansaço em suas palavras. Mas é comum não percebermos o que de real importa diante de uma frustração.
    Você foi vitorioso! Em muitos municípios com essa quantidade de votos seria eleito o Prefeito da cidade. Teu nome é forte. E é limpo, austero.
    Veja as coisas pelo lado bom e veja que tocou o coração de 2119 curitibanos, muitos dos quais você nunca viu pessoalmente. Eu prefiro olhar que existem hoje, 2119 motivos para ficar mais feliz com minha cidade. Nem tudo está perdido. Nosso mundo tem futuro, e podemos começar por aqui, por estes 2119 corações conquistados que anseiam por mais oportunidades futuras de votar sem dúvidas ou desconfianças. Caro Rubens, fidelidade é um bem caro hoje em dia e eu acredito que você tem 2119 eleitores que confiaram em você principalmente pelo seu jeito sincero e diferente de fazer política.
    Mais uma vez parabéns. Conte conosco no futuro.
    Abraço fraterno.

    Anderson Mannrich

    ResponderExcluir
  3. Sua campanha foi o exemplo do que seria seu trabalho na Câmara: limpa, honrada e exemplar. pena que poucos entenderam...Curitiba perdeu!

    ResponderExcluir
  4. Minha esposa e eu, desde as eleições de 2010, confiamos nossos votos a ti, caro Rubens. Seria uma pena não tê-lo em uma próxima disputa. Mesmo assim entendo todo esforço e cansaço que isso trás, mesmo as frustrações quando o objetivo não é alcançado, não por tua causa, mas pelo processo eleitoral incompetente, que privilegia quem tem dinheiro. Que a vontade de transformar a nossa sociedade não acabe em teu coração! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Grato por visitar este Blog. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

Por favor DEIXE alguma forma de CONTATO para possibilitar resposta ou utilize a função abaixo "INSCREVER-SE POR E-MAIL".