segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Proposta: eletrificação das linhas expressas de ônibus


Dentro das propostas de Rubens Hering uma delas diz respeito à mobilidade urbana em Curitiba. A eletrificação das linhas expressas de ônibus e promoção da expansão das ciclovias, reduzindo a zero a poluição, é um fato de extrema necessidade na capital paranaense.
Hering considera que, por exemplo, não há a necessidade de um metrô em Curitiba. “Os recursos que teriam sido disponibilizados pelo PAC para o Metrô, de R$ 1 bilhão, seriam muito melhor aplicados em outros campos da gestão pública, como na transformadora educação, na melhoria da segurança, na saúde e na moradia, por exemplo”, afirma Hering, pensando na qualidade da cidade como um todo.
Dentro desta perspectiva, o candidato a uma vaga na Câmara destaca pontos importantes a serem levados em conta. “As linhas expressas exclusivas de ônibus já existem na cidade. Em nenhuma cidade do mundo em que implantou-se o metrô nos séculos XIX e XX já haviam vias expressas ou seriam viáveis na forma como já as temos. Quando se vai do Centro ao Boqueirão, por exemplo, temos cerca de 40 semáforos. Se eliminados, o expresso passaria a ter a velocidade próxima a do metrô”, explica.
“Como eliminá-los? Simples, fazendo trincheiras nos cruzamentos com os coletivos rodando por cima e os carros por baixo. A eletrificação do sistema é de simples adaptação. Se colocarmos o sistema a rodar sobre trilhos, teremos o metrô de superfície. O benefício seria o mesmo e os custos infinitamente menores sobrando muito dinheiro para outras prioridades da cidade”, complementou.
Além disso, Rubens lembra também da importância de ciclovias seguras e por toda a cidade, respeitando os espaços destinados à ciclistas e com sinalização eficiente. 

Compartilhe essas ideias, vote RUBENS HERING - 43.000



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar este Blog. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

Por favor DEIXE alguma forma de CONTATO para possibilitar resposta ou utilize a função abaixo "INSCREVER-SE POR E-MAIL".