sábado, 21 de julho de 2012

CARRINHEIROS MERECEM VALORIZAÇÃO

São milhares de carrinheiros que percorrem as ruas das grandes cidades e que, além de lutarem pelo seu sustento, também contribuem diariamente com a limpeza urbana.Sem o trabalho destes, a situação de limpeza da cidade se tornaria caótica. E mais, são eles que contribuem com a possibilidade de reutilização do material reciclável produzido em toneladas pela grande Curitiba todos os dias.

De acordo com pesquisas realizadas, aproximadamente 60% do lixo reciclável é coletado pela ação destes trabalhadores que não são reconhecidos pelos seus esforços. No entanto, como estes colaboradores diários não são registrados pela Prefeitura não há um número correto para saber quantos são e quais as condições de trabalho destes.

É preciso olhar e valorizar esses trabalhadores que hoje exercem sua atividade de forma indigna e semi-escrava. Por esse motivo, o candidato a vereador pelo Partido Verde, Rubens Hering, propõe que haja o reconhecimento destas pessoas tão importantes para a limpeza urbana.

Saiba mais sobre o que a proposta inclui: 

1 - A institucionalização da função como sendo de interesse público.
2 - O depósito da FAS, que já recebe parte dos recicláveis do "Programa Lixo que não é Lixo", seria descentralizado para pontos logisticamente estratégicos da cidade.
3 - A FAS forneceria carrinhos mais leves e funcionais.
4 - Os carrinheiros teriam suas mecadorias aquiridas pelo valor pago à FAS pela indústria final, pois ela não almeja lucro, ou seja, receberiam bem mais do que lhes pagam os depósitos e os atravessadores seriam eliminados do processo.
5 - O pagamento se daria na forma de trabalhador autônomo, com o que tais pessoas poderiam ser integradas ao sistema público de Saúde do SUS e Previdência do INSS.

Faça parte dessa ideia, compartilhe. Vote 43.000 - Rubens Hering


2 comentários:

  1. É uma proposta coerente e de bom senso, visando o social e o ambiental. Apoiado.

    ResponderExcluir
  2. Apóio integralmente o projeto. Tive e vez por outra tenho contato com eles; entendo que se faz a hora de proporcionar aos mesmos uma condição mais justa socialmente e humana. Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Grato por visitar este Blog. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

Por favor DEIXE alguma forma de CONTATO para possibilitar resposta ou utilize a função abaixo "INSCREVER-SE POR E-MAIL".